Dicas

O sonho de consumo feminino: Closet  27/09/2012

Ter um espaço para guardar as roupas sem amassar, expor os sapatos de maneira prática, organizar os acessórios e bijuterias, é o sonho de toda mulher. Para isso, planejar com cuidado e elaborar um projeto minucioso é fundamental para o sucesso de seu closet. Tem que haver varões para pendurar as roupas que amassam e vestidos, nichos para roupas dobradas, gavetões, gavetas com divisões internas para acomodar melhor lingerie, meias ou bijuterias, enfim, hoje existem no mercado diversos recursos e novidades para suprir nossas necessidades. Os materiais e cores de acabamentos são um capítulo a parte, é uma gama enorme de opções e a cada dia são lançadas mais novidades. Seguem algumas imagens inspiradoras!




























___________________________________
Salas de arrasar!  24/07/2012

A sala ocupa lugar de destaque em nossas casas. Ela pode funcionar como local de descanso de um dia agitado, para ler um bom livro, lugar de encontro dos moradores, para reunir amigos, como home cinema para assistir a um belo filme, ou apenas para encher os olhos de quem por ela passa com sua beleza. Seguem algumas salas de usos e estilos diversos para servir de inspiração.


Living  contemporâneo no Campinas Decor 2012 por Adriana Bellão








__________________________________
Tendências Expo Revestir 2012   18/03/2012

Aconteceu de 06 a 09 de março no Transamérica Expo Center em São Paulo mais uma edição da Expo Revestir, o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina.
O evento reúne novidades em produtos cerâmicos, porcelanatos, pastilhas, laminados, pisos cimentícios, madeira bruta, vidros, fachadas, entre outros.
A décima edição apresentou uma forte tendência em materiais inspirados nos mais diversos temas da natureza, com o uso de muita tecnologia.
Seguem algumas novidades!


AGyotoku traz linha inspirada na floresta Amazônica.






A Incefra evoca símbolos e cores inspirados nas belezas e culturas do Brasil.









Cerâmica Porto Ferreira apresenta revestimentos com desenhos de flores em alto relevo.







A Portobello reproduz materiais naturais como madeira, cimento, pedras e mármores.




Linha Ecodiversa Portobello




Linha Concretíssyma Portobello




Linha Pietra di Bellini Portobello





A Cerâmica Portinari apresenta novas categorias de produtos inspirados na madeira e pedras naturais.






Coleção Geo Limestone Crossover Portinari






Coleção Eco Forest Crossover Portinari






Coleção Mármore HD Portinari



(Fonte: www.exporevestir.com.br / www.portobello.com.br / www.ceramicaportinari.com.br)

__________________________
Jardim vertical  08/03/2012

Os jardins verticais vem ganhando espaço na paisagem dos centros urbanos. É uma ótima solução para pequenos espaços, quando há falta de áreas verdes. É um sistema que pode revestir qualquer tipo de parede ou muro interna ou externamente. Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode ser feito manualmente, dependendo do tamanho. Possuem a função de reduzir a emissão de carbono, atenuando a poluição do ar, diminui a temperatura do local proporcionando conforto térmico, embelezamento.
Seguem alguns sistemas existentes para sua execução:
1- Blocos pré moldados:










    2- Técnica Wall Green:








    3- Green Wall Ceramic:








    4- Treliças e Vasos:








    5- Técnica PET:










    6- Fibra de Coco:








    7- Técnica Vasos Meia Lua:









    8- Técnica Quadro Vivo:








    (Fontes: http://www.ecotelhado.com.br / http://www.ciclovivo.com.br / http://revistacasaejardim.globo.com )


    ______________________________
    Escritório em casa

    Até pouco tempo atrás, trabalhar em casa era algo restrito a atividades como costura, produção de comida congelada e artesanato. Com o tempo, a lista foi crescendo e hoje inclui diversas outras atividades e profissões. Permite um certo conforto e economia de tempo e de dinheiro. Mas atenção: você precisará ter muita disciplina para que isso não comprometa a sua produtividade. É fundamental delimitar o espaço físico entre a casa e o trabalho e tomar cuidado para que não haja interferência da família no dia-a-dia do negócio. Requer um espaço confortável e organizado,  confira algumas ideias para o seu home office!

    Neste a estante com prateleiras funciona também como uma divisória, separando dois ambientes.






    Solução para pequenos espaços. Escritório de 15m2 em apartamento. 







    Neste, dá para duas pessoas trabalharem tranquilamente e ainda receberem clientes.






    Um ambiente contemporânio, com uso de cimento e concreto, onde a mesa funciona como escritório ou para refeições.






    A varanda deste apartamento foi integrada  ao home theater, transformando-a em um ambiente que funciona como escritório.






    Neste, escritório e dormitório são claramente demarcados, sendo  divididos pelo armário e estante giratória.







    Uso de muitas prateleiras para acomodar livros, revistas. Mistura de materiais, mesas em ferro com pintura eletrostática e cadeiras em madeira.





    (Fonte: http://www.revistacasaejardim.globo.com/
    e http://www.revistapegn.globo.com)




    ______________________________________
    A vez das peças coloridas!

    Uma forte tendência para o mobiliário é o uso de cores fortes. Além de abusar do revestimento em laca, os fabricantes investem no colorido em estofados e até nos acessórios que também já fogem das cores neutras. Vale também repaginar aquela velha mesa ou cadeira, e tranformar em peças atuais e descoladas. Se você quer dar um toque de cor a sua casa, ai vai a dica.

    A base colorida desta mesa (176 x 50 x 142 cm) da Class Mobile tem acabamento de laca e remete ao popular jogo Pega-Varetas.









    O conjunto Stein foi inspirado em um trevo de três folhas. Ele é feito de mdf com acabamento de laca verde água. A mesa central possui 95 cm de diâmetro e 75 cm de altura. A peça menor tem 60 cm de diâmetro e 45 cm de altura. Da Class Mobile.


    Desenhado por Pedro Mendes, o home Joanna de mdf tem acabamento de laca azul e amarela. As portas do home theater são de correr. A peça mede 420 x 50 x 120 cm. Da FG Home.




    A mesa lateral Thormijo (55 x 55 x 55 cm) criada pelo designer Flávio Protti pode ser usada também como criado-mudo. Ela é feita de mdf e o acabamento é de laca azul. Ao fundo, a cômoda Pitanga em amarelo (100 x 50 x 90 cm) é de autoria de Rô Schmitt, que também assina a poltrona Dalva (85 x 80 x 100 cm) revestida de veludo berinjela. Da FG Home.














    ______________________________________
    Tendência de Cor para 2011
    ENTUSIASMO RENOVADO, APRECIAÇÃO PELA VIDA
    Tendências são identificadas como manifestações do espírito de uma época e a nossa, é uma pautada pelo frescor da inovação, o carinho por aquilo que nos rodeia, pela simplicidade e a generosa coletividade que divide o que lhe emociona e interessa.





    Hoje, redescobrimos o aconchego do lar e da família, achamos um equilíbrio entre o virtual e a real, entre a rapidez da tecnologia que rompe barreiras e a cíclica tranqüilidade da natureza.
    Todo final de ano, os principais fabricantes da tintas apontam as cores que serão tendências no ano seguinte. Já tivemos o céu californiano, o cheiro-verde, abacaxi maduro e kiwi dourado. Para 2011, o Colour Futures, o mais tradicional estudo de cores, publicado no Brasil pela Coral, apresenta a cor que melhor identifica o momento em que vivemos; a cor especial é um amarelo leve, aéreo e cítrico que simboliza um espírito mais livre, divertido e que esbanja energia positiva. Representa uma disposição de esperança e otimismo, transmite a sensação que experimentamos ao tomar uma "raspadinha" de frutas. Lembra um divertimento gostoso, e descompromissado assim como a delícia e vitalidade da luz do sol. Divirta-se com Toque de Limão!
    (Fonte: http://www.tintascoral.com.br)

    ______________________________

    ENERGIA SOLAR

    Dispostas sobre os telhados, as placas captam a energia do sol e com ela esquentam a água de chuveiros e pias. O sistema é simples e você pode tê-lo em sua casa - o investimento inicial logo retornará em contas de luz menos salgadas


    POR QUE USAR A ENERGIA SOLAR?
    Ao substituir o chuveiro elétrico, ela diminui, em média, 35% do gasto de luz numa casa, afirma Luís Augusto Mazzon, diretor-presidente da Soletrol. Mais números? A energia elétrica usada no aquecimento de água responde por 6% do consumo nacional, o dobro do destinado à iluminação pública. Em tempos de ameaça de blecaute e preocupação com o esgotamento das reservas energéticas, a economia, além de poupar o nosso bolso, preserva o meio ambiente. A abundância é outro ponto favorável.

    ELA SUBSTITUI A ELETRICIDADE?
    Não. As placas coletoras servem exclusivamente ao aquecimento da água. Existe, sim, outro tipo de equipamento que transforma a energia solar em elétrica (nesse caso, chamada fotovoltáica), mas é uma tecnologia ainda cara, segundo a fisica Elisabeth Marques Duarte Pereira, do Grupo de Estudos em Energia da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, o Green Solar.


    QUAIS AS VANTAGENS?
    Além de reduzir em média 35% da conta de luz, um bom equipamento não sai caro: ele se paga entre seis meses e dois anos, dependendo do tamanho. E dura cerca de quinze anos. Quase não requer manutenção. apenas a limpeza semestral das placas - ela é feita com água e sabão no início ou fim do dia e não necessita de mão-de-obra especializada. A exemplo do que ocorre com os demais sistemas de aquecimento central, a temperatura não varia com a vazão. Por fim, o aquecedor solar não depende de concessionárias ou distribuidoras de energia nem sofre tributação. "Quem constrói hoje e não planeja a sua instalação está retrocedendo. Seria como usar tubos de ferro galvanizado no lugar de PVC"


    E AS DESVANTAGENS?
    Os problemas mais comuns ocorrem por erros na instalação ou por falhas na distribuição da água quente no projeto hidráulico. Existe, porém, um vilão que pode atacar até os mais precavidos - a geada. Neste inverno, o termômetro foi lá embaixo, congelando a água que estava dentro dos tubos das placas coletoras. A conseqüência foi a mesma de esquecer uma garrafa de vinho no congelador: os tubos estouraram. Todo esse frio provocou a quebra de aquecedores até em cidades quentes, como Goiânia, GO, e Belo Horizonte, MG. Tamanho estrago acontecera pela última vez em 1994. principalmente no Sudeste e no Sul. Para evitar o inconveniente, pode-se instalar uma válvula anticongelamento. No inverno de 2000, no entanto, até alguns equipamentos que contavam com ela sucumbiram, levando os proprietários a consertar ou substituir as placas. Os fabricantes estudam um sistema de prevenção ideal, que seria isolar as placas coletoras, liberando a água contida nelas e não permitindo seu reabastecimento durante toda a geada. Em países extremamente frios, o problema não acontece, pois os aquecedores contam com um sistema à prova de falhas.
    "É uma solução muito cara, que não se justifica em um país tropical, com risco mínimo de congelamento", explica Rodrigo Trindade, consultor da Abrava e diretor da Agência Energia, de Belo Horizonte.

    (Fonte: Revista Arquitetura e Construção -Outubro/00)

    ___________________________________
    Painel verde vertical 
    Com pouco espaço a disposição...surge a necessidade de lugares que integram os espaços verdes em casa ou em espaços públicos. A aplicação de painéis de vegetação fornece um poderoso impacto sobre o ambiente.





















    Telhado verde
    Ainda falando de sustentabilidade, em várias partes do mundo e inclusive aqui no Brasil o teto ou telhado verde tem sido bastante executado como estratégia bioclimática para melhorar o ambiente.
    O telhado verde, entre outros beneficios reduz a área impermeável da construção, melhora o micro clima tornando-o mais fresco e úmido e possui um sistema de captação de águas pluviais que já saem prontas para o uso. Um site muito interessante é o Ecotelhado que tem várias imagens ilustrativas de como executar e ainda fotos, instalação e tipos de telhado verde.









    _____________________________________
    Mosaico que brilha
    Empresa italiana lança revestimento iluminado. Pastilhas absorvem a luz elétrica ou solar e ficam acesas durante a noite.
    É possível ter as pastilhas do banheiro acesas, sem gastar nenhum centavo a mais na conta de luz por isso. É que a empresa italiana Lucedentro lançou um revestimento que, além de ser naturalmente estiloso, capta a luz elétrica ou solar e utiliza essa energia para brilhar posteriormente, quando o ambiente fica escuro. Disponíveis em diversas cores, as pastilhas de cerâmica medem 1,7 x 1,7 cm, cada. Por enquanto, o produto não é comercializado no Brasil. 
    (fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista)
















    ________________________________
    Boas ideias - PAREDES

    Adesivos Decorativos
    Cheios de estilo, os adesivos de vinil surgiram na França, porém se popularizaram no Brasil somente a pouco mais de um ano (2008). É um complemento decorativo que conquistou todos pela praticidade, design e inovação. Uma das vantagens do uso do adesivo na decoração é sua dinâmica, já que ele pode ser aplicado em paredes, tecidos, eletrodomésticos, móveis, lustres, entre outros. As pessoas gostam de atualizar a casa, e isso é possível com pouco esforço utilizando a criatividade e um adesivo no ambiente. Além disso se enjoar é só arrancar.
    (fonte: http://www.decohouse.com.br)


     
























    Parede de Revistas
    Algumas pessoas têm mania de fazer coleção de tudo, desde tampinha de garrafa a conchas do mar. Mas chega um momento em que é necessário deixar a energia fluir e se desfazer dessas quinquilharias. Mas o que fazer com estes objetos que já foram tão queridos? Se forem revistas, muitas delas, aqui vai uma ideia: criar uma parede cheia delas. O interessante é que o foco está na lombada e no calhamaço de folhas, dando um efeito de edições empilhadas.
    (fonte: http://revistacasaejardim.globo.com)































    Papel de parede com bolso
    Não sabe onde guardar seus milhares de apetrechos? Que tal um papel de parede com bolsos? É feito de tecido sintético e possui pequenos e grandes compartimentos que podem ser abertos e utilizados para armazenar o que você quiser. Além da função útil, ele dá um toque diferenciado na decoração de sua casa e ainda garante economia de espaço.
    (fonte: http://revistacasaejardim.globo.com)